O monotrilho é o meio de transporte que ajuda milhares de pessoas espalhadas pelos grande centros urbanos a chegarem ao seu destino sem precisar perder tempo no trânsito caótico. É a solução para desafogar as vias de trânsito com um preço muito mais competitivo que o metrô tradicional.

Claro que a ideia de ser barato está relacionado a áreas desapropriadas, mesmo porque apresenta uma estrutura simples, com vias aéreas, e não subterrâneas como os metrôs.

Outra vantagem para as grandes metrópoles na implementação de monotrilhos é que além de ter um custo baixo, eles podem ser construídos também de modo mais rápido, se comparado aos metrôs e seus túneis. Com certeza terão as suas dificuldades também na projeção e execução do serviço.

Essas dificuldades podem ser encontradas até o término da obra, sendo resultados de erros de planejamento, mudanças de projetos, imprevistos com a obra, prazos de licenças ambientais e recursos jurídicos contra resultados de licitações que prorrogaram o cronograma das obras, entre outros imprevistos. Problemas corriqueiros quando se trata de administração pública.

Principais vantagens do monotrilho

  • Necessitam menos espaço, tanto na horizontal como na vertical;
  • A largura necessária dos trilhos é determinada pelo tamanho do veículo e não pelo tamanho da linha;
  • Devido a pista ficar suspensa no ar, ocupam menos espaço no chão, sendo apenas espaço para os pilares de sustentação;
  • São mais silenciosos, pois, rodam com pneus de borracha evitando atrito das rodas de ferro com os trilhos (isso se não utilizarem sistema magnetizado);
  • Tem a capacidade de subir, descer e virar, mais rápido que trens convencionais;
  • São considerados mais seguros, pois não descarrilam, a pista é livre de pedestre e veículos no trânsito;
  • Comparados aos metrôs, eles são mais baratos e mais fáceis de construir.

Entenda como funciona o Monotrilho

Monotrilho ou Monorail como também é conhecido, é uma ferrovia onde o trem percorre somente sobre um único trilho, enquanto o trem e o metrô, correm sobre 12 trilhos paralelos.

A prova que o monotrilho é a solução para o trânsito, é que a Alemanha tem um dos monotrilhos mais antigos do mundo, em Wuppertal. O surpreendente é que a construção é de 1901, e ainda está em funcionamento muito bem!

Nos monotrilhos suspensos, os carros estão localizados debaixo do trilho e suspensos por cima. Já o modelo mais comum é aquele que o veículo encaixa-se no trilho. Existe ainda outro modelo no qual as rodas são colocadas dentro do trilho.

É interessante notar que os monotrilhos são movidos por energia elétrica, e não tem rodas de ferro como o trem ou metrô. Ao invés disso, tem pneus que rolam por cima e pelos lados do trilho, de forma a estabilizar e fazer movimentar o trem.

Outro fato curioso é que o monotrilho está conectado a dois trilhos laterais, onde existe a alimentação elétrica.

A definição monotrilho é porque se move sobre uma viga que não possui trilho, pois, o trem utiliza pneus para se mover.

E mesmo rodando sobre pneus não deixa de ser visto como trem. Inclusive, em Paris, o metrô tem algumas linhas onde os trens funcionam com pneus, assim, é mais fácil passar pelas vias que tem aclives, declives e até curvas mais fortes!

Na China, algumas cidades utilizam o monotrilho com sucesso em vez do sistema tradicional, justamente pela capacidade da linha, incluindo tamanho dos trens, velocidade e intervalo entre eles.

Desvantagens do monotrilho

A maior desvantagem é que em caso de pane, não existem plataformas para desembarque, por isso, os passageiros precisam aguardar calmamente até serem resgatados, mesmo assim, ainda é a solução para o trânsito muito atrativa, principalmente na hora do rush!

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.