Aqueles elevadores futuristas que muitas vezes são vistos em filmes geralmente de séculos a frente de nosso tempo, parecem que estão saindo das telas e vindo fazer parte da vida real!

Foi-se o tempo em que os prédios não podiam ser altos demais, devido a falta de uma tecnologia adequada, já que os primeiros modelos criados por volta de 1870, precisavam apenas de uma cabine, um poço, um cabo e um motor potente o suficiente para garantir a mobilidade dos moradores ou trabalhadores.

Mesmo com a modernidade alcançada nos últimos anos, está chegando uma nova era de elevadores movidos pela tecnologia de levitação magnética e está sendo desenvolvida pelo grupo alemão Thyssen, com aplicação de motores lineares ao movimento das cabines dentro dos edifícios.

Trocando em miúdos, o elevador é baseado no comboio de levitação magnética Transrapid, o qual circula a mais de 400 quilômetros por hora, dentro de um corredor especial o qual é magnetizado, ou seja, as paredes têm ímã!

A vantagem desses elevadores de levitação magnética, não está na velocidade que pode alcançar, porque as pessoas passam mal quando a velocidade atinge 10 metros por segundo!

O interesse é realmente na possibilidade de construir elevadores os quais não necessitam de cabos, nem de sala das máquinas, deixando maior espaço para os edifícios, além disso, terão uma capacidade maior de transporte, visto que dentro do mesmo poço, poderão circular ao mesmo tempo, várias cabines em circuito fechado!

Entenda como funcionam os elevadores de levitação magnética

Os motores lineares funcionam com uma série de pequenos ímãs ao longo de um corredor, assim, como a cabine do elevador também terá a estrutura revestida de pequenos ímãs.

O segredo para o funcionamento é que ao ativar esses ímãs através de energia elétrica, é obtido um movimento contínuo de atração e repulsão entre os ímãs estacionários do corredor e da cabine, dessa forma será feito o deslocamento dos elevadores.

Este elevador na verdade vai se mover sem ser puxado por cabos, isto quer dizer que levitará ao longo do poço, além de ter a vantagem de funcionar em circuito fechado, por isso, poderá ser acompanhado de outras cabines ao mesmo tempo!

O mais fantástico nos elevadores de levitação magnética é que as cabines ainda, poderão sair do poço e deslizar ao longo de corredores laterais ligando o interior dos edifícios na horizontal, ou até mesmo entre edifícios contíguos através de tabuleiros!

Embora possa parecer incrível, um protótipo já está sendo desenvolvido na Alemanha, em Rottweil, e a torre terá 246 metros de altura! É esperar para ver!

Gostou da matéria? Vamos lá, comente logo abaixo.

Adoraríamos de saber seus comentários e sugestões.

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.