Caso alguém tenha alguma dúvida sobre como alavancar um negócio, seja em qualquer segmento como no ramo de autopeças por exemplo, um bom atendimento no balcão é a chave do sucesso, e isto, não se discute mesmo!

Todo mundo gosta de entrar numa loja e ser bem recebido, a cordialidade é o 1 º sintoma que provavelmente fará bons negócios, ou, pelo menos vai deixar algo engatilhado para retornar e fechar mais tarde!

atendimento-a-primeira-impressao-e-a-que-fica

Claro, que nada adianta um sonoro bom dia, boa tarde, se no momento de mostrar algum produto, ou, mesmo dar informações ao cliente, que demonstre insegurança ao falar, que diga frases vagas como, “eu acho que é”, ou, “essa informação eu não sei”, “sou novo aqui”, essas balelas são as últimas frases que o cliente quer ouvir!

despreparado

É ouvir e sair! E isto, demonstra que a chave do sucesso, começa pela pessoa que fica atrás no balcão, já que no momento ele está representando a empresa e os produtos em si, por isso, deve ter habilidades/conhecimento não só em vendas, como nos aspectos técnicos do produto, aplicação e até na garantia!

equipe-autopeca

E no caso das lojas de autopeças, quem frequenta, 90% é o próprio mecânico que está sempre a procura de peças e acessórios para seus clientes, por isso, deve ser considerado um cliente especial, ele procura pessoas/lojas que realmente entendam do assunto, e certamente com um atendimento de qualidade!

Como tudo gira em torno de um bom atendimento para uma empresa ter lucro, muitas lojas de autopeças, assim, como de outros ramos, tem se preocupado quando as vendas começam a cair, principalmente quando o mercado mesmo com tantos desempregados, a maior dificuldade é conseguir mão de obra especializada, e isso, pode se estender aos vendedores, atendentes, gerentes, mas, os que estão na linha de frente são os principais!

balcao_atendimento1

E isto quer dizer que é preciso investir na capacitação do funcionário para um bom atendimento no balcão, já que está provado que é a chave do sucesso, e isso, vale para qualquer empresa, seja pequena, ou, não, principalmente porque a concorrência está presente em qualquer ramo, e se o cliente entra numa loja e não é bem atendido, ele sai e entra no concorrente!

O pior de perder um cliente devido a um péssimo atendimento já que a 1 ª impressão é a que fica, é que talvez, esse cliente perdido retorne, caso não encontre algo no concorrente, o duro é que nos dias de hoje onde o comércio está parado, 1 cliente pode fazer a diferença, mesmo porque o, boca a boca, acaba com a imagem de qualquer comércio!

balcao-autopecas

Então já sabem, a chave do sucesso de uma loja de autopeças, ou qualquer outro ramo, começa com o funcionário atrás do balcão, é ali que deve ser começada a capacitação que deve ser orientado, frequentar cursos para se aprimorar, deve se sentir capaz para responder com segurança aos clientes, até mesmo para os mais exigentes, essa é uma das maneiras de fidelizar o cliente!

Nunca se deve deixar o cliente sair da loja sem uma resposta, e pior ainda, sem o produto que veio procurar, no caso de um produto que acabou, amarre o cliente, diga que terá o produto em 2 dias, nem que tiver que comprar no concorrente, claro, que sem ele saber, e mesmo que não tenha lucro nesse produto, o interesse maior é fidelizar esse cliente que certamente vai reconhecer a boa vontade, ficará grato e, com certeza, volta para novas compras!

capacitacao-autopecas

O cafezinho, a água gelada, uma balinha, e um local limpo agradável, além de um bom sorriso, é o chamariz perfeito para atrair clientes, mas, só vai entrar se for recebido com cordialidade e sem pressa!

autocentro2
Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.